30.12.2025 - 13:52h
Procon de Balneário Camboriú divulga balanço de atendimentos de 2025
Órgão contabilizou 4.253 reclamações no ano
O Procon de Balneário Camboriú encerra 2025 com aumento no número de reclamações de consumidores registradas em relação ao ano anterior. Ao todo, foram 4.253 atendimentos entre 1º de janeiro e 29 de dezembro, contra 4.088 em 2024. O crescimento representa um acréscimo de 165 registros no período.
Entre os temas mais recorrentes nas reclamações de 2025, os serviços financeiros lideraram com 1.098 registros, incluindo questões relacionadas a bancos, empréstimos e cartões de crédito. Em segundo lugar aparecem os produtos em geral, com 724 registros, seguidos por telecomunicações, com 641 ocorrências envolvendo internet, telefonia e televisão por assinatura.
Além das reclamações, o órgão contabilizou 52 denúncias ao longo do ano. As denúncias diferem das reclamações por serem um mecanismo para informar ao Procon sobre infrações em estabelecimentos, levando a equipe de fiscalização a realizar vistorias in loco.
O diretor do Procon de Balneário Camboriú, Bruno Costa, avalia que os números refletem a confiança do consumidor no órgão. "Os números trazem justamente esse aumento da procura, na confiança que o consumidor tem tido na reclamação, na resolução dos problemas através do Procon. Isso é um sinal de trabalho bem-executado", afirmou. Ainda segundo Costa, as avaliações positivas recebidas pelo órgão, seja por meio de ouvidorias ou em plataformas como o Google, também demonstram a qualidade do atendimento prestado à população.
Planos para 2026
Para 2026, o Procon projeta avanços na estrutura e nos serviços oferecidos. Uma das principais metas é a aquisição de sede própria para o órgão, que atualmente funciona em imóvel alugado. "A gente vai buscar agora a aquisição de uma sede própria para trazer economia aos cofres públicos e ainda mais qualidade ao atendimento do consumidor", destacou.
“A ampliação do espaço físico é fundamental para que o nosso trabalho possa acompanhar o crescimento de Balneário Camboriú, por respeito aos nossos consumidores e também para manter um bom diálogo com os fornecedores. Além disso, está prevista a ampliação dos atendimentos itinerantes, utilizando a nova estrutura própria do Procon Móvel. Em 2026, serão expandidas as atuações itinerantes em diversos pontos da cidade, aproximando o governo municipal da comunidade e dos bairros”, completou o diretor.
O Procon de Balneário também planeja implantar um novo sistema que permitirá a realização de audiências e o registro de reclamações pela internet, ampliando os serviços que atualmente exigem comparecimento presencial. “Estamos buscando a informatização e a modernização dos nossos serviços através de um sistema que atenderá tanto presencialmente quanto online. Isso significa mais eficiência para os nossos procedimentos, facilitando o trabalho dos nossos servidores e entregando um atendimento cada vez melhor ao contribuinte”, enfatizou Bruno Costa.
Em anexo, sonora de Bruno Costa, diretor do Procon de Balneário Camboriú.
______________________
Informações adicionais:
Procon Balneário Camboriú
(47) 9-9982-2331
Secretaria de Comunicação
Jornalista: Gustavo Petry
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.twitter.com/prefeituradebc
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu