24.12.2025 - 09:11h
Operação integrada fiscaliza estabelecimentos que realizam compra de recicláveis
Ação teve como objetivo coibir a comercialização de materiais de procedência duvidosa, especialmente oriundos de furto
Foi realizada, nesta terça-feira (23), uma operação integrada de fiscalização em estabelecimentos que atuam na compra de recicláveis em Balneário Camboriú. A ação teve como objetivo verificar a possível comercialização de materiais de procedência duvidosa, especialmente os oriundos de furtos, além de assegurar o cumprimento da legislação vigente.
A operação contou com a atuação conjunta da Guarda Municipal, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Fiscalização de Atividades Urbanas (Posturas), Procon e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAM).
O primeiro local vistoriado foi um estabelecimento localizado na Rua Campo Erê, no Bairro dos Municípios. Após a averiguação, constatou-se que o local estava em conformidade com a legislação vigente, possuindo todos os alvarás exigidos, não sendo identificadas irregularidades.
Na sequência, as equipes deslocaram-se até um endereço na Rua Araranguá, no mesmo bairro. No entanto, no local informado foi constatado que se tratava de uma residência, que se encontrava fechada no momento da fiscalização, o que impossibilitou a realização da vistoria. Também foi vistoriado um endereço na Rua Brusque.
Durante a fiscalização, a Defesa Civil avaliou possíveis riscos estruturais, condições de segurança, armazenamento irregular de produtos perigosos e situações que pudessem representar danos às pessoas. Em uma residência foi avaliado potencial risco estrutural com possível interdição e eventual realocação dos moradores.
Para o secretário de Segurança e Ordem Pública, Araújo Gomes, “a operação focou na redução do furto de fios e outros materiais metálicos, que ocorre principalmente por pessoas que perambulam pelas ruas, em situação de rua ou não. Ela se baseou no ataque à rede de recepção, portanto foram fiscalizados comércios, estabelecimentos que a nossa inteligência apurou como possíveis de receber material furtado. O período escolhido é justamente porque estamos iniciando um feriadão, quando a cidade fica mais cheia de pessoas, mas muitas casas e estabelecimentos ficam fechados, vazios, principalmente nos dias principais de festa, Natal e Ano Novo. É nesse momento que a vulnerabilidade ao crime de furto aumenta”, disse.
Novas ações integradas serão feitas ao longo da temporada.
Como denunciar
A população pode denunciar práticas suspeitas às forças de segurança do município: Guarda Municipal, pelo número 153, e Polícia Militar, pelo 190.
Em anexo, sonora do secretário Araújo Gomes.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Segurança
(47) 3263-0190
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Pedro Henrique Homrich
Foto: Carolina Menegazzi
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS