23.12.2025 - 19:35h
Conselho de Proteção Animal discute balanço de ações realizadas em 2025
Castrações gratuitas e apanhado de censo da população de pets foram alguns dos temas abordados na reunião
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Balneário Camboriú recebeu na tarde desta terça-feira (23) a última reunião do Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA) de 2025. No encontro, foi apresentado o balanço do programa Castra Pet, que contou com mais 700 castrações gratuitas de cães e gatos em um período de cerca de três meses.
Ao todo, foram realizadas 11 reuniões ordinárias e quatro extraordinárias neste ano. Nesta última reunião, esteve presente a presidente da Associação dos Síndicos de Balneário Camboriú (ASBALC), Sônia Novaes, para discutir como podem ajudar a fazer o levantamento para o censo de animais domésticos no município.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nelson Oliveira, comenta que a participação da ASBALC na reunião foi importante, pois ainda é um desafio fazer o censo de animais domésticos em apartamentos, por não ser um acesso fácil.
“Ela ficou muito feliz com o convite e de poder contribuir nessa causa. Contamos também com apoio dos membros da Ordem dos Advogados (OAB) para a construção de uma ficha de cadastro dos condomínios. A previsão é de entregar o modelo destas fichas para a OAB até 15 de janeiro. Como são dados sensíveis, será verificado quais os itens que nós podemos estar coletando das pessoas para ter esse censo ampliado”, disse.
A presidente da ASBALC disse ter se sentido honrada com o convite de participar da reunião.“Então todas as causas que envolvam essa proteção, a segurança, a saúde dos animais, o bem-estar dentro dos condomínios e que por consequência a assistência, ajudam na gestão do síndico nesse aspecto que também tem uma lei estadual a ser observada. Em tudo que pudermos ajudar, estaremos dispostos a colaborar”, ressaltou Sônia.
BC iniciou levantamento para censo animal
O secretário de Meio Ambiente ressaltou que neste ano, com apoio da Secretaria de Saúde, foi iniciado o levantamento dos animais domésticos por meio dos Agentes de Saúde que trabalham com visitas periódicas nas residências. Também está sendo desenvolvido um sistema para acoplar todos esses dados, a fim de ter um acesso fácil e simplificado. “Nós já temos também os 703 animais que foram castrados e que estão microchipados, que serão passados para esse banco de dados”, comentou.
“O Conselho de Proteção aos Animais foi muito atuante no ano de 2025, principalmente para reestruturação das políticas públicas referente à causa animal. O papel da saúde é sempre colaborar com esse rastreamento dos animais, porque temos que ter esse controle, principalmente porque a gente tem famílias em situação de vulnerabilidade, então essa parte de vacinação do animal, das doenças que são causadas, sempre estaremos contribuindo tanto para o censo dos animais, e também com as políticas públicas referente à saúde da população e dos animais, completou a secretária de Saúde, Aline Leal.
A diretora do departamento de Proteção Animal e de Combate a Maus-Tratos (DEPA), Patricia Hoffmeister Ferreira, reforçou que assim como a Saúde e Meio Ambiente, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública atua diariamente para garantir o bem-estar animal.
“O DEPA é atuante aqui no conselho e o nosso trabalho principal é fazer a prevenção de proteção animal para o combate aos crimes de maus-tratos. Claro que quando acontece o crime a gente vai atuar, vai encaminhar esse caso pelas vias legais, às vezes até levando ao Judiciário, mas sempre o intuito maior é prevenir, é orientar a população, é trabalhar, e estamos agora engajados com a microchipagem para a identificação do animal, pois isso também leva à proteção e inibe crimes como abandono, pois conseguimos identificar rapidamente o responsável”, destacou.
Castra Pet
No total, o programa Castra Pet de 2025 disponibilizou mil castrações gratuitas de cães e gatos. Cada procedimento inclui consulta e/ou avaliação pré-operatória, cirurgia com material esterilizado, microchipagem, medicação pós-operatória (antibiótico e anti-inflamatório por cinco dias), fornecimento de roupa cirúrgica ou colar elizabetano, registro em prontuário clínico e atendimento pós-operatório (se for necessário). O investimento do Município é R$ 270.806. Parte desse recurso (R$ 96 mil) foi arrecadada durante a Festa dos Amigos deste ano e repassada para o Fundo Municipal de Amparo aos Animais (Fama).
Em 2026, novas datas para castração serão definidas, até contemplar o número de castrações previstas.
__________________
Informações adicionais:
Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade
(47) 3267-7080
Secretaria de Comunicação
Texto: Aysla Dias
Fotos: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS