03.10.2025 - 17:15h
Iniciada recuperação do calçadão da orla da Praia Central impactado pelas obras da macrodrenagem
Teve início nesta semana a recuperação do calçadão da orla da Praia Central de Balneário Camboriú, afetado pelas obras de macrodrenagem realizadas no local. Os trabalhos têm como objetivo restaurar a área, melhorar sua estética e garantir a segurança dos pedestres, proporcionando melhores condições de circulação no principal cartão-postal da cidade.
A intervenção está a cargo da mesma empresa responsável pela execução da macrodrenagem. Os serviços abrangem desde a reconstrução de áreas que foram afetadas pelo impacto das máquinas, até a recomposição em petit pavé. A Secretaria de Obras tem prestado apoio para tudo aquilo que não está previsto no contrato.
Outro cuidado importante adotado pelo município é o espalhamento da areia na área onde a instalação das aduelas já foi concluída. Em breve, o nivelamento será realizado pela patrola, e as pedras que surgiram naturalmente durante as escavações também serão removidas. Com isso, será possível realizar o peneiramento da areia, utilizando uma máquina específica para essa finalidade.
“Mesmo sabendo que a obra seguirá após a temporada, entendemos a importância de recuperar toda a calçada já afetada pelos trabalhos. Nosso compromisso é deixá-la transitável e preparada para o verão, para também agilizar o retorno da prática de esportes na orla e garantir que os quiosques possam oferecer o melhor atendimento aos clientes. Trata-se de uma obra complexa, mas estamos atuando para que cause o menor impacto possível durante este período”, ressaltou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva.
De acordo com o diretor de Projetos Especiais, Bruno Nitz, também há a previsão de no ano que vem ser aberta a licitação para mais uma etapa da reurbanização da orla, no trecho entre o Pontal Norte e a Rua 1501, o que permitirá a completa requalificação da região. “Até a reurbanização definitiva chegar ao local, o foco é assegurar o melhor custo-benefício, mantendo as calçadas em boas condições de uso, especialmente para pessoas com mobilidade reduzida. É uma medida paliativa e que não se trata apenas de estética, mas de funcionalidade e acessibilidade”, completou.
Sobre a macrodrenagem
Com investimento de R$ 53 milhões, incluindo as etapas Norte e Sul, a maior obra de macrodrenagem do Brasil tem como principais objetivos proteger a faixa de areia e o novo calçadão da orla de Balneário Camboriú, e reduzir de forma significativa os riscos de alagamentos em períodos de chuvas intensas.
A obra será feita em duas etapas, sendo a primeira na região Norte, que prevê o uso de 5.290 unidades de aduelas de concreto armado pré-fabricadas e a instalação de galerias subterrâneas ao longo de 2,4 km, conectando a Rua 2000 ao Canal do Marambaia.
Essas estruturas contarão com extravasores de emergência, que funcionam como válvulas de segurança. Eles permitem o escoamento do excesso de água, garantindo a proteção da cidade caso a capacidade total da rede de macrodrenagem seja atingida.
___________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Planejamento
(47) 3267-7035
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Pedro Henrique Homrich
Fotos: Marcos Brito
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS