28.06.2025 - 18:20h
Prefeitura de Balneário Camboriú apresenta trabalho turístico para comitiva do governo do Panamá
Encontro reuniu autoridades políticas e empresas de turismo da região
A comitiva do Panamá desembarcou em Balneário Camboriú neste sábado (28) para conhecer as ações voltadas para o turismo da cidade. A cidade catarinense é conhecida pela gama de atividades turísticas oferecidas, sendo uma vitrine para outras regiões do país e do mundo.
O encontro foi realizado em uma das salas do Expocentro de Balneário Camboriú e reuniu autoridades políticas e empresarias do Panamá, que foram recebidas pela prefeita Juliana Pavan, pelo secretário de Turismo, Evandro Neiva, pelo diretor-presidente da BC Investimentos, Fábio Fiedler, e representantes do Oceanic Aquarium, Parque Unipraias e Interparques.
Entre os integrantes da comitiva do Panamá estão o cônsul-geral Ruben Arguelles, o sub administrador-geral do Departamento de Atração de Investimentos da República do Panamá (ProPanama), Guillermo Rodriguez, e a presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Panamá, Nina Quisinski.
No encontro, foram listados os motivos que tornam a cidade um dos destinos mais procurados por turistas, e a segurança é um dos principais fatores. Embora pequena em extensão, Balneário Camboriú é vista como uma potência, o que desperta interesse de outras cidades e países.
A prefeita Juliana Pavan comenta que durante o encontro, foi abordado, com entusiasmo, o desenvolvimento econômico e social da cidade, e também foram apresentados os equipamentos turísticos do município e os investimentos na questão urbanística estruturante de Balneário Camboriú.
“Isso faz com que a nossa cidade possa se tornar cada vez mais um município de grandes oportunidades para receber também grandes investimentos, mas mais do que isso, investir cada vez mais em quem mora aqui, para que nós possamos receber sempre com muita qualidade quem nos visita e quem escolhe Balneário Camboriú para investir. A comitiva do Panamá conversou muito com a gente e está entusiasmada com tudo o que foi dito”, destacou.
O secretário de Turismo, Evandro Neiva, enfatiza que o encontro foi uma oportunidade de mostrar os resultados de Balneário Camboriú e trocar informações, culturas e investimento.
“Hoje, Santa Catarina tem voo direto para o Panamá, que é o maior hub da América Latina. Ele conecta a América Central com a América do Norte, com o Caribe, e agora com o Brasil, e Florianópolis tem essa linha. Balneário Camboriú e Florianópolis são os dois destinos que se conectam com uma demanda expressiva com essa nova rota, e nós estamos muito felizes em começar essa relação internacional com essa cidade tão importante”, disse.
Para o diretor-presidente da BC Investimentos, Fábio Fiedler, o principal objetivo desses encontros é conectar os empresários e mostrar o que a cidade oferece que a torna tão convidativa e evidente.
“É a importância de nós mostrarmos para o Panamá todos os atrativos que o Balneário Camboriú tem e a oportunidade, nesse caso, que o governo do Panamá nos abre em fazer parcerias comerciais em todo o seu país. Além disso, obviamente, as relações internacionais que Balneário Camboriú amplia no sentido de atração de novos turistas, no sentido de atração de novas pessoas para conhecer a nossa cidade”, enfatizou.
Turismo em evidência
As diversas atividades turísticas oferecidas por Balneário Camboriú impressionou o cônsul-geral do Panamá, Ruben Arguelles, que disse ter sido impactado pelo desenvolvimento crescente da cidade catarinense.
“Eu acho que existe uma oportunidade de crescimento muito importante entre essa cidade que é muito proativa, cheia de trabalho, que tem uma prefeita que estende a mão para a empresa privada, que sabe e compartilha os mesmos valores que nós temos no Panamá. Eu acho que esse equilíbrio que existe aqui é um exemplo para todos nós”, comentou.
O sub administrador-geral do ProPanama, Guillermo Rodriguez, vê Balneário Camboriú como um exemplo a ser seguido quando se fala em investimento em turismo.
“Há uma oferta importante aqui, e nós queremos levar este mesmo conceito. Queremos falar com estes empresários que estão por trás deste desenvolvimento, deste grande ecossistema de turismo. Nós, no Panamá, temos que vir aqui e, da mesma forma, atrair este tipo de ecossistema, porque nós estamos recebendo um milhão de visitantes, somente nos centros de turismo de visitas do Canal de Panamá, e se nós levarmos isto aqui, vai ser muito potente”, disse.
Natural de Santa Catarina, a presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Panamá, Nina Quisinski, comentou sobre a felicidade em poder trazer a comitiva para conhecer o estado.
“Quando surgiu a oportunidade da primeira missão ao Brasil, eu, como uma boa catarinense, não poderia deixar o meu estado fora. Nós somos referência e eu queria que eles experimentassem estar em Santa Catarina, entender como o nosso povo trabalhador desenvolve e realmente cria novas experiências. O Panamá tem grandes oportunidades e eu acho que Santa Catarina pode ser o grande exportador de inteligência, de manufatura, de experiência e tecnologia”, enfatizou.
__________________
Informações adicionais:
BC Investimentos
(47) 3367-0502
Secretaria de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Fotos: Marcos Brito
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS












