Desde 1º de maio, data do início da safra da tainha, a Coordenadoria de Pesca da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico faz ações de monitoramento nos nove pontos de pesca das praias de Balneário Camboriú.
Na última quinta-feira (22), uma tartaruga foi encontrada, com vida, presa em uma rede ilegal no costão da Praia de Laranjeiras. O animal marinho foi devolvido ao mar. Em parceria com Guarda Municipal e Fiscalização Ambiental, as ações objetivam garantir o cumprimento da legislação, promover a conservação ambiental e orientar embarcações sobre as práticas permitidas durante o período. A ocorrência de quinta-feira reforça a importância da fiscalização para evitar impactos negativos à fauna marinha.
Nas ações, as equipes concentram esforços em atividades de educação ambiental, com abordagens informativas a embarcações. A temporada da tainha vai até 31 de julho.
Para não afugentar os cardumes, é proibido o uso de jet skis, lanchas rebocadoras e embarcações motorizadas nas orlas das praias durante a safra, com exceção de uma área delimitada da orla da Praia Central, compreendida entre a lateral do restaurante Porto Cabral até a altura da Rua 4750 (conforme acordo feito em reunião entre Prefeitura e setores pesqueiro e náutico em 14 de maio). Denúncias podem ser feitas ao número 153.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico
(47) 3267-7080
Secretaria de Comunicação
(47) 3267-7022
Jornalista: Silvana de Castro
Fotos: Divulgação
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu