30.07.2018 - 17:43h
Leis e Justiça no Ambiente Escolar é tema de palestra de volta às aulas
Nesta terça-feira (31) iniciam as aulas do segundo semestre da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú. Para os profissionais da educação o retorno foi nesta segunda-feira (30) com palestra com o Procurador Regional da República, Guilherme Zanina Schelb, que falou sobre “O que precisamos saber sobre leis e justiça no ambiente escolar?”. Cerca de 2500 profissionais, entre professores, especialistas, agentes de alimentação e de limpeza participaram do encontro, que faz parte do cronograma escolar.
Referência no combate e prevenção à violência e criminalidade infantojuvenil, Guilherme Zanina Schelb, levou aos profissionais da educação conhecimentos fundamentais sobre as leis, a constituição e as decisões da justiça sobre a escola, a infância e a família. “Quando o professor conhece seus direitos e respeita as prerrogativas da família e dos alunos, a escola se torna um lugar verdadeiramente da cidadania. Não a cidadania que é dita, mas é praticada. Então a gente quer que a justiça seja o nome da cidadania dentro das escolas. Cuidar dos alunos, mas também exigir o respeito às normas”, disse Schelb.
Para ele, por razões diversas o professor tem se tornado cada vez mais amigo dos alunos. Mas, segundo Schelb é preciso restabelecer a autoridade do professor. “Não o autoritarismo, mas sim a autoridade, porque o professor é referencial para o aluno – um referencial ético, pedagógico, e as crianças e adolescentes estão em desenvolvimento e precisam desses referenciais. Por outro lado, é preciso que as leis e a Constituição Brasileira sejam conhecidas e respeitadas na sala de aula”, finalizou.
Durante a palestra também foi lançado o projeto “Ética e Cidadania”, uma parceria entre o Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procuradoria Municipal, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Secretaria de Educação de Balneário Camboriú e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O projeto visa trabalhar em sala de aula o conceito de ética atrelado a valores relacionados ao respeito, solidariedade e justiça para que crianças e adolescentes os apliquem na vida cotidiana. Os professores multiplicadores receberão uma formação que tratará sobre mediação de conflitos, juízo moral, direitos e deveres, bem como cidadania e civismo e aplicarão o que aprenderam aos alunos.
“E quando a gente pensa em ética e cidadania é bastante importante pensarmos que a gente pode fazer a transformação por meio da educação. Então esse projeto traz muito isso: ações pequenas, do cotidiano, mas que as crianças levem para suas casas, reflitam, tragam para a escola, pra gente ter alunos melhor e consequentemente uma escola melhor”, disse a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.
“Essa vivência do direito e da cidadania é muito importante. A democracia é pautada em dois pilares. O primeiro é a participação social, então nós temos muitos canais de participação da comunidade, dentre eles o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, as audiências públicas, e a Comissão de Legislação Participativa que o prefeito Fabrício Oliveira, enquanto vereador instituiu e as pessoas não utilizam. O segundo pilar é a educação política, então se nós estimularmos a cidadania ativa das crianças e adolescentes, para se envolverem e participarem ativamente das questões políticas e sociais, não apenas reclamar, com certeza teremos uma sociedade melhor”, falou o presidente do CMDCA, Douglas Aguirre, proponentes do projeto “Ética e Cidadania”.
Durante o lançamento do projeto foram apresentados os nomes dos mascotes: Estrela, Vó Benta e Gentilzinho. A sugestão e escolha dos nomes foi feita pelos alunos.
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