FUNDAÇÃO CULTURAL

FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Rua 2412, nº 111 - Esquina com a Rua 2450 - Centro
Telefone: (47) 3366-5325 / 3366-5491
Atendimento: das 8 às 12 horas / 14 às 19 horas
fcbc@camboriu.sc.gov.br
_________________________________________________________________________


HISTÓRICO

FUNDAÇÃO CULTURAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: CONSTRUINDO UMA POLÍTICA CULTURAL PARA A CIDADE

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú, criada pela Lei Municipal n° 2.397 de 12 de novembro de 2004, constitui-se em entidade com personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa, financeira e disciplinar, vinculada à Secretaria de Educação e Cultura.

São objetivos da Fundação Cultural de Balneário Camboriú: incentivar, difundir e promover a prática e o desenvolvimento da atividade cultural e artística no Município; administrar, zelar e desenvolver ações e programas de preservação do patrimônio histórico, documental, cultural e artístico de Balneário Camboriú, bem como, as manifestações culturais de sua gente; entre outros objetivos afins.

Constituem patrimônio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, os acervos do Centro Municipal de Cultura, da Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, do Arquivo Histórico Municipal, do Museu Municipal e de todas as organizações vinculadas que venham a se formar e os imóveis que lhe forem transferidos ou adquiridos por compra ou doação.

A Fundação é composta por três Conselhos: Conselho Municipal de Cultura, Conselho Curador e Conselho Fiscal. Estes órgãos são constituídos por pessoas com currículos comprovadamente relevantes, referente ao desenvolvimento das artes no Município de Balneário Camboriú e/ou Estado e representantes dos diferentes setores, órgãos e instituições municipais. Têm caráter consultivo, normativo e deliberativo em relação a todas as ações promovidas pela Fundação Cultural.

Compõem a estrutura da Fundação Cultural de Balneário Camboriú: Biblioteca Pública Municipal "Machado de Assis", Centro Municipal de Cultura Castro Alves, Escola de Arte e Artesanato "Cantando, dançando e tecendo a nossa história", Projeto Artenomia, Biblioteca Volante "Viajando com a leitura" e a Galeria Municipal de Arte.

A Biblioteca Pública Municipal ?Machado de Assis? está passando por um processo de revitalização de seu acervo bibliográfico sob a coordenação de uma Bibliotecária.
O Arquivo Histórico constitui-se num espaço de resgate histórico, artístico e cultural do município de Balneário Camboriú, através de documentários, relatos, fotografias, entrevistas, recortes de jornais e revistas, filmagens e objetivos que são catalogados e arquivados para a composição de material instrucional para pesquisa e visitação.

O Centro Municipal de Cultura Castro Alves será reformado para receber a Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis e o Arquivo Histórico do Município, a fim de compor um espaço dinâmico e interativo de informação e conhecimento. Pretende abrigar um memorial da história do município de Balneário Camboriú.

Na Escola de Arte e Artesanato encontram-se os estúdios de Fio e Pano, Luminárias, Bijuteria, Cerâmica, Artes Cênicas, Rede, Gravura que oferecem cursos para oportunizar à comunidade local o conhecimento de suas raízes e das diversas manifestações artísticas que compõem o universo da cultura local.

O Projeto Artenomia reúne os subprojetos AMBIARTE, Fotografe Balneário com Amor, Teatro e Dança nas escolas, Sintonia com a Natureza, Fazendo Arte com os Pais na Escola, Revelando Talentos, ações voltadas para o aprimoramento cultural através de manifestações artísticas em diferentes abordagens, evidenciando a importância da Arte-Educação.

A Biblioteca Volante consiste num veículo cultural e educacional que visa incentivar o hábito e o gosto pela leitura, possibilitando à comunidade local dispor de uma biblioteca interativa que integra leitura e contação de histórias.

A Galeria Municipal de Arte tem o objetivo de oferecer estrutura adequada aos artistas para exposição dos trabalhos e oportunizar à comunidade o acesso aos acervos de artistas locais, regionais, nacionais e internacionais.

Uma das ações mais significativas da Fundação Cultural será a implementação do Projeto de Revitalização do Bairro da Barra cujo objetivo consiste em resgatar a história de nossa comunidade, seu patrimônio natural, histórico e cultura e a restauração da Capela de Santo Amaro, Praça do Pescador e das fachadas em torno da praça.

Uma das idealizações da Fundação abrange o tema ?Pluralidade Cultural? resgatando as diferentes manifestações culturais decorrentes disso, promovendo festivais de música, teatro e dança e, também, o Turismo Cultural com um calendário de atividades e eventos anuais.


ESTRUTURA / ENDEREÇOS

ESCOLA DE ARTE E ARTESANATO "CANTANDO, DANÇANDO E TECENDO NOSSA HISTÓRIA"
Rua Emanuel Rebelo dos Santos, n° 1079 - Bairro da Barra
Telefone: (47) 3366-5325
Atendimento: das 13 às 19 horas
artesanato@camboriu.sc.gov.br

GALERIA MUNICIPAL DE ARTE
Rua 2412, n° 111, esquina com a Rua 2450 - Centro
Telefone: (47) 3366-5491
Atendimento: das 8 às 18 horas
cultura@camboriu.sc.gov.br

ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL
3ª Avenida, Esquina com a Rua 2500 s/nº
Telefone: (47) 3361-8205
Atendimento: das 9 às 12 horas / 14 às 18 horas
arquivo@camboriu.sc.gov.br

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL "MACHADO DE ASSIS"
3ª Avenida, Esquina com a Rua 2500 s/nº
Telefone: (47) 3361-8205
Atendimento: das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas
biblioteca@camboriu.sc.gov.br

BIBLIOTECA VOLANTE "VIAJANDO COM A LEITURA"
- Segunda-feira: Praça Almirante Tamandaré - Centro
- Terça-feira: Praça Manuel Germano Correa - Bairro das Nações
- Quarta-feira: Praça Urbano Afra Vieira - Bairro dos Estados
- Quinta-feira: final da Rua Angelina - Bairro dos Municípios
- Sexta-feira: ao lado do Centro Comunitário - Bairro Vila Real
- Sábado: jardim da Escola de Arte e Artesanatom - Bairro da Barra
Atendimento: das 10 às 16 horas

PROJETO ARTENOMIA - DANÇA, TEATRO, ARTES VISUAIS
Rua Emanuel Rebelo dos Santos, n° 1079 - Bairro da Barra
Telefone: (47) 3366-5325

PROJETO AMBIARTE - FAZENDO NOSSO PAPEL
Av. Angelina, Parque Ecológico - Bairro dos Municípios
Telefone: (47) 3363-7145
Atendimento: das 13 às 19 horas



____________________________________________________________________________

HINO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Letra e música de: Mário Carlos Gonçalves


I

Balneário Camboriú
De belas praias altaneiras
Seus recantos verdes montes
Orgulho dos brasileiros
Onde suas águas mais azuis
Enchem de encanto
O mundo inteiro
Com seu povo alegre e amigo



II

Recebe a todos o ano inteiro
Com o Cristo Luz em amplo abraço
Abençoando os passageiros
Suas noites são festivas
E aproximam corações
Cidade hospitaleira
Quem a conhece
Nunca mais a esquecerá
Princesa do meu Brasil
Cidade de belezas mil.

Voltar



Copyright © Prefeitura de Balneário Camboriú 2014 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento GrupoW