Hospital Municipal Ruth Cardoso é homenageado na Assembleia Legislativa
13.04.2018 às 17:42h

O Hospital Municipal Ruth Cardoso foi uma das unidades de saúde e instituições homenageadas na última quarta-feira (11) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). A solenidade marcou o reconhecimento do Parlamento Catarinense ao trabalho realizado pela Central de Transplantes de Santa Catarina, que registrou taxa recorde em doações de órgãos em 2017.

"É muito importante receber essa homenagem porque essa foi a primeira vez que o hospital se destaca no Estado. Somos a melhor taxa de aceitação de família em hospitais de meio porte", comentou o coordenador da enfermagem da UTI, Grey Robson Felippi, que recebeu a homenagem em nome do diretor-geral do HMRC, Mateus Alexandre Zucolotto.

O Ruth Cardoso é o hospital catarinense com a menor taxa de negativa familiar para doação de órgãos. Só este ano já foram feitas cinco captações de órgãos. No ano passado, o HMRC fez 19 diagnósticos de morte encefálica e apenas três famílias negaram a doação, enquanto as outras 14 disseram sim à captação de órgãos. Também houve um crescimento na captação de órgãos de 2016 para 2017. Em 2016 foram 14 notificações de morte encefálica e 9 doações (60% de autorização). O índice de Balneário Camboriú é melhor que a média nacional, onde a negativa familiar para doação de órgãos foi de 43% em 2016.

Abordagem das famílias

O HMRC e os hospitais que lidam com a doação de órgãos possuem profissionais que fazem parte da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). Essa equipe é formada, no Ruth Cardoso, por um médico e quatro enfermeiros. Esses profissionais são responsáveis pela busca ativa de possíveis doadores. O possível doador é aquele paciente que tem uma lesão neurológica grave e está respirando com a ajuda de aparelhos (em ventilação mecânica).

Um dos diferenciais do hospital é o acolhimento dado às famílias durante todo o tratamento do paciente. A equipe acompanha as famílias, orientando e respondendo a todos os eventuais questionamentos que surgirem durante o processo. A doação de órgãos só é abordada após a equipe médica confirmar o diagnóstico final de morte encefálica (equipe essa que não tem relação nenhuma com a CIHDOTT.

_________________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde
Hospital Municipal Ruth Cardoso
(47) 3169-3700

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Kattiúcia Villain
Fotos: Divulgação
(47) 3267-7197

www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

  Baixe mais fotos e arquivos aqui


Indique para um amigo Versão para impressão Visite a sala de imprensa



Balneário Camboriú - Capital Catarinense do Turismo
Copyright © Prefeitura de Balneário Camboriú 2018 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento GrupoW