Vacina BCG será aplicada somente na Unidade de Saúde Central
09.02.2018 às 18:09h

A distribuição das vacinas BCG e Pentavalente, que é feita pelo Ministério da Saúde e repassada aos municípios catarinenses pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) não foi realizada no mês de janeiro, por conta da indisponibilidade de estoque a nível nacional. Por isso, Balneário Camboriú, que ainda tem uma certa quantidade de doses armazenadas, realizará um controle nas aplicações das vacinas. As vacinas da BCG serão aplicadas somente na Unidade de Saúde Central, localizada na Rua 1500, mediante agendamento prévio e no período vespertino de terças, quartas e sextas-feiras, até que a situação se normalize.

De acordo com a diretora do DEVE, Adriana Diogo, é necessário agendar a vacinação para haver um controle melhor das doses ministradas. “A necessidade de um agendamento se deve ao fato de que a vacina da BCG vem em frasco com 10 doses e tem um prazo de validade após aberto. Dessa forma, se houver um agendamento, não corremos risco de desperdiçar essas doses e assim vacinaremos o máximo de crianças possível.” a decisão de unificar a aplicação da vacina se deu após reunião de representantes do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE) de Balneário Camboriú, da Atenção Básica e do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), que decidiram que todos os frascos disponíveis de BCG serão concentrados na Unidade de Saúde Central.

Só no mês de janeiro quase 500 vacinas da BCG foram aplicadas em recém-nascidos da cidade. Pais e familiares devem entrar em contato com o Posto de Saúde Central (Rua 1500, n° 1100 – Centro) assim que saírem da maternidade com o recém-nascido, para marcar um horário de vacinação. Um informativo será posto na carteirinha de vacinação das crianças nascidas no HMRC com o endereço e contato da US Central para agendamento. Já a vacina Pentavalente, que também não foi distribuída pelo Ministério da Saúde em janeiro, está disponível em todas as unidades de saúde de Balneário Camboriú até acabarem os estoques.

Para que servem essas vacinas?

A vacina Bacilo Calmette-Guérin, conhecida como BCG, é aplicada em uma única dose em recém-nascidos e age na defesa contra a tuberculose. Já a vacina Pentavalente também é aplicada em bebês, porém é ministrada em três doses a partir do segundo mês do nascimento da criança. A Pentavalente protege contra Difteria, Tétano, Pertussis, Hepatite B e Haemophilus tipo B.


____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde
(47) 3261-6200

Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Beatriz Nunes
Fotos: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022

www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

  Baixe mais fotos e arquivos aqui


Indique para um amigo Versão para impressão Visite a sala de imprensa



Balneário Camboriú - Capital Catarinense do Turismo
Copyright © Prefeitura de Balneário Camboriú 2018 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento GrupoW