Mais de mil crianças utilizam o ROPE na educação infantil
17.11.2017 às 18:22h

Em Balneário Camboriú, o aprendizado das crianças conta com uma importante ferramenta: o ROPE, brinquedo de programar de forma sistemática que estimula diversas habilidades. A iniciativa pioneira no país, foi implantada neste ano e já é utilizada por 1.126 crianças dos Jardins I e II. Nesta sexta-feira (17), mais dois Núcleos de Educação Infantil receberam os robozinhos, o NEI Pequeno Navegador e o NEI Cristo Luz, totalizando 10 unidades com os brinquedos.

“A importância do ROPE para o Davi e para a Júlia vai ser na questão da matemática e do raciocínio lógico. Estar desenvolvendo essas habilidades enquanto eles são crianças só vai contribuir na educação deles”, falou uma das mães de alunos do NEI Pequeno Navegador, Michely Cristina Marin dos Santos, que acompanhou a entrega dos robôs de programar.

O ROPE recebeu recentemente, reconhecimento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) por impacto positivo na sociedade e relevância para o desenvolvimento da computação no país. O projeto foi desenvolvido por alunos e pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (Lite) da Univali e implantando em Balneário Camboriú. “Foi pioneiro aqui na cidade e agora já estamos sendo procurados por escolas particulares dos estados de São Paulo e Paraná que querem firmar parceria para utilizar o ROPE devido aos resultados positivos dele na educação”, contou o coordenador e um dos desenvolvedores do projeto, André Raab.

A meta é que ano que vem, todos os Núcleos de Educação Infantil tenham o brinquedo de programar. Para isso, o projeto conta com apoio do Ministério Público. “A participação do MP nesse projeto é viabilizado por meio da Conta Única, que agrega os valores que são arrecadados com multas, penas pecuniárias e do dinheiro apreendido do jogo ilícito, como os caça-níqueis. Então a gente transforma o dinheiro de algo ilegal em uma iniciativa muito bacana da Univali e da Secretaria de Educação, que está transformando a educação na cidade”, falou o promotor de justiça da 7ª Promotoria, Ricardo Luis Dell´Agnolo.

Em 2018, além de levar o ROPE para todos os núcleos, o projeto será ampliado. “Nossa meta é estender para as séries iniciais, porque por meio de brincadeiras que o ROPE proporciona as crianças conseguem fazer interações, descobertas e aprendizagem que é o que a gente defende na educação infantil”, falou a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
NEI Pequeno Navegador
(47) 3264-1265

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Soraya Bogarim
Foto: Ivan Rupp
(47) 3267-7022

www.balneariocamboriu.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu

  Baixe mais fotos e arquivos aqui


Indique para um amigo Versão para impressão Voltar para notícias



Balneário Camboriú - Capital Catarinense do Turismo
Copyright © Prefeitura de Balneário Camboriú 2018 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento GrupoW