Crianças do NEI Taquaras receberão ROPE nesta quarta-feira
03.10.2017 às 17:43h

Mais um Núcleo de Educação Infantil de Balneário Camboriú receberá os brinquedos de programar – ROPE. O robozinho será entregue no NEI Taquaras nesta quarta-feira (04), às 13h30. Balneário Camboriú foi a primeira cidade do país a utilizar em sala de aula o brinquedo de programar de forma sistemática, que auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor.

Feito de madeira, o ROPE funciona obedecendo comandos das próprias crianças. Ele possui quatro botões direcionais, que fazem o robô andar para frente, para trás e girar para os lados, um botão para a execução dos comandos, luzes e sons que facilitam a compreensão das crianças. Os pequenos aprendem com facilidade a traçar tarefas enquanto desenvolvem a cooperação, solucionam problemas e fazem cálculos. Junto com eles, serão entregues também materiais de apoio à sua utilização, como tapetes pedagógicos, e também serão realizadas formação dos professores para melhor uso da inovação junto às crianças.

Além do NEI Taquaras, também já receberam o ROPE os núcleos Santa Clara, Carrossel, Pão e Mel e Nova Esperança totalizando 15 brinquedos de programar. Ele foi criado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) da Univali e viabilizado através de parceria com o Ministério Público. O robô poderá ser usado na sala de aula ou em qualquer outro espaço do ambiente escolar e vai permitir o contato direto dos alunos, que serão os responsáveis por sua programação.

Os brinquedos possibilitam que a criança realize atividades lúdicas que trabalham conceitos importantes como a resolução de problemas, número, estimativas, a lateralidade e outros aprendizados fundamentais nesta fase do desenvolvimento infantil.

NEI Taquaras

Jornalista: Soraya da Silva