Violência Obstétrica é debatida na Semana de Enfermagem e Assistência Social do Hospital Ruth Cardoso
19.05.2017 às 18:10h

O Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) realizou nesta quinta-feira (18), durante a Semana de Enfermagem e Assistência Social, uma palestra com o tema violência obstétrica. O evento do HMRC visa capacitar os colaboradores das áreas e proporcionar momentos de lazer, que resultarão na melhora dos serviços prestados na unidade hospitalar.

Entre os temas discutidos durante a palestra o papel da doula na assistência ao parto e o plano de parto. "Fiquei extremamente feliz em ver pessoas tão amorosas e motivadas a mudar o cenário obstétrico atual. É muita energia boa, muita vontade de trabalhar e um acolhimento fantástico. Obrigada ao HMRC por nos proporcionar esse momento", agradeceu a presidente da ADOSC.

Segundo o promotor de Justiça é muito importante compartilhar e debater sobre violência obstétrica. "Eu gosto muito de ver a mudança acontecendo porque nos incentiva com esperança e possibilidade. Pensei que encontraríamos uma situação bastante mais parecida com a realidade do Brasil geral, mas o que vimos foram pessoas muito dispostas e engajadas numa mudança real", comentou.

Participaram do evento a presidente da Associação de Doulas de Santa Catarina (ADOSC), Gabriela Zanella, juntamente com a obstetra Maristela Sens, a assistente social Daniele Manfrini e o promotor de Justiça, Rosan da Rocha.

Já nesta sexta-feira (19), último dia do evento, ocorreu uma palestra com o diretor do Hospital, Rodrigo Massaroli sobre Segurança do Paciente, uma apresentação do Grupo de Teatro Reviva, Cine SESC, e intervenções da Rede da Alegria.

Hospital Ruth Cardoso

Jornalista: Kattiúcia Villain