Saúde realiza vacinação contra a Influenza no Atlântico Shopping
19.05.2017 às 17:33h

Quem ainda não se imunizou contra a Influenza tem mais uma oportunidade para se vacinar. A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, esteve nesta sexta (19) e continua no sábado (20), vacinando os grupos prioritários no Atlântico Shopping, das 10 às 17h. Os interessados precisam levar a carteira de vacinação.

"Achei muito legal essa ação que está acontecendo no shopping. Com esse dia de chuva vim passear acabei aproveitando para me vacinar", contou o aposentado Moacir Coutinho, 80, que aproveitou o passeio no centro de compras para se imunizar.

Até o último balanço divulgado pelo DEVE, 15.482 pessoas haviam se imunizado no Município, o que corresponde a 65,45% da meta que é de 23.654. Em Santa Catarina, 932.335 já foram vacinados, o equivalente a 68% dos 1.371.033 que fazem parte dos grupos prioritários no estado. Já no país, apenas 28,7 milhões de brasileiros procuraram os postos de saúde. O número representa 53% do público-alvo, formado por 54,2 milhões de pessoas, consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe.

A campanha, que iniciou no dia 17 de abril, segue até a próxima sexta-feira (26). A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Posto de Saúde Central, no Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), Posto de Atenção Infantil (PAI) e no Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI).

Segundo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) os grupos prioritários para a vacinação contra a influenza são crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais; além dos professores que são a novidade deste ano.

Departamento de Vigilância Epidemiológica

Jornalista: Kattiúcia Villain