Golfinho é resgatado na Praia Central de Balneário Camboriú
20.04.2017 às 18:25h

Um golfinho subadulto foi resgatado na Praia Central de Balneário Camboriú no início da tarde desta quinta-feira (20), por volta do meio-dia. Toda uma equipe foi prontamente formada para realizar o resgate e os primeiros cuidados com o animal, que foi encontrado encalhado, com ferimentos e água no pulmão após ficar preso à uma rede de pesca. O golfinho foi medicado, monitorado e deve seguir para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, em Penha, onde os cuidados serão mantidos até sua recuperação.

Após denúncia de populares, o setor de resgate da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), juntamente com o Instituto Anjos do Mar Brasil (IAMB), Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), Controle de Pragas e Tratamentos Fitossanitários (CCPU), Bombeiro Militar e Guarda Ambiental, se dirigiu ao local para averiguar a situação do animal e tomar as devidas providências.

Marcelo Assumpção Ulysséa, diretor executivo do IAMB, conta que o golfinho, que mede cerca cerca de 1.80m foi encontrado na reta da Rua 3700, nervoso e agitado devido as ondas. "Por conta disso, com o auxílio de uma moto aquática foi feito o deslocamento até à Barra Sul próximo ao Molhe, onde a água é mais calma e contribui para nosso trabalho", conclui o diretor.

Jhuly Martins, responsável pelo setor de resgate da Semam, afirma que o estado de saúde do animal é delicado. "Foi constatado que o golfinho estava com água no pulmão e com o coração muito acelerado. A equipe de veterinários do PMP aplicou um calmante e permaneceu durante horas dentro do mar com o atendimento. Aguardamos sua transferência para Penha nas próximas horas e, principalmente, sua recuperação e retorno ao mar em breve", ressalta Jhuly.

Secretaria do Meio Ambiente

Estagiário de Jornalismo: Pedro Henrique Homrich