Prefeito participa da audiência pública sobre segurança
14.11.2013 às 17:42h

O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, participou na noite de quarta-feira (13), da Audiência Pública sobre Ações de Segurança Pública e Operação Veraneio. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú e foi promovido pela Comissão de Segurança de Santa Catarina.

O presidente da Comissão, deputado Maurício Eskudlark, abriu o evento agradecendo a participação de todos. Ele frisou que a audiência foi provocada pelos representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) do município com o objetivo de entregar o que fosse tratado na ocasião, constando em ata, ao Governo do Estado e autoridades do setor segurança pública de Santa Catarina.

O prefeito Edson Piriquito, parabenizou a atuação dos Consegs de Balneário Camboriú, destacando que a questão da segurança pública realmente preocupa a comunidade, uma vez que é notória a falta de atenção por parte do Governo do Estado ao longo dos anos com o município. Piriquito frisou a insatisfação existente com a falta de investimentos do Estado no setor da segurança pública.

Em sua fala, o prefeito fez um resgate da importância dos trabalhos realizados pelos Consegs e entidades do setor, elogiando os serviços executados atualmente pelas polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú. Ele reconheceu os esforço que os profissionais fazem para manter a qualidade nos trabalhos, mesmo com os problemas existentes devido a falta de efetivo. “Passou-se mais de 10 anos, a população aumentou e o efetivo das policias diminuiu expressivamente. O município vem fazendo sua parte e investindo no setor por entender que mesmo que a segurança seja responsabilidade do Estado, é dever de todos”, enfatizou. Edson Piriquito questionou ainda qual é o compromisso do Governo do Estado com Balneário Camboriú, pois "não há como imaginar cidade se não houvessem todos os investimentos realizados em segurança e ações sociais nas áreas da saúde, esporte, cultura e social, e principalmente com a criação da Guarda Municipal, que até o momento já realizou mais de 10 mil atendimentos”.

Edson Piriquito pediu uma postura precisa por parte do presidente da Comissão de Segurança do Estado, solicitando uma ação pontual diante dos dados e solicitações apresentadas durante a audiência. "Meu compromisso é com Balneário Camboriú, pois não podemos ficar em uma guerra constitucionalizada. A nossa comunidade precisa de ação e solução diante desses problemas apresentados aqui, pois a nossa parte estamos fazendo. É preciso que se diferencie crime de criminalidade, para que assim a discussão possa ser melhor conduzida. Não podemos admitir esta falta de efetivo das corporações”, pontou.

O presidente da Comissão, Maurício Skudlark disse reconhecer todos os apontamentos feitos pelo prefeito, destacando que tudo que foi apresentado constará em ata e será apresentado ao governador Raimundo Colombo. “Passamos por vários governos que não investiram no setor da segurança e realmente há defasagem de efetivo nas instituições. Se não houvesse a contrapartida por parte da administração municipal realmente a situação de Balneário Camboriú seria muito pior”, destacou.

O comandante da 3° Região de Polícia Militar, coronel Atair Derner Filho, falou sobre a atual situação dos serviços e ações realizadas pela PM e os problemas existente no setor, como por exemplo, a falta de efetivo das instituições. "Os problemas existem e compreendemos que os trabalhos precisam ser realizados em parceria, pois a integração no setor da segurança pública é de extrema importância", ressaltou.

O delegado da Polícia Civil do Litoral, Arthur Nitz, agradeceu a parceria do município com a instituição, falando sobre as ações e problemas existentes no setor. Devido a necessidade, o delegado frisou que está se empenhando na busca de meios para antecipar a Operação Veraneio. “Só através do aumento do efetivo conseguiremos dar mais qualidade aos serviços que realizamos. É só através da parceria e união de esforços do setor que conseguiremos vencer a criminalidade”, salientou, complementando com elogios aos trabalhos realizados pelos profissionais da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Balneário Camboriú.

A delegada regional da Polícia Civil, Magali Ignácio, também agradeceu o empenho dos profissionais do setor e a parceria existente com o município, apresentando na ocasião os números da DIC. “Mesmo com efetivo precário conseguimos desvendar grandes crimes e prender criminosos de grande periculosidade. Os números apresentados não têm como contestar, porém, não importando as condições de trabalho e salário, estamos dando o melhor a população em cima do que temos”, desabafou.

O deputado estadual Amauri Soares disse que “gostaria muito de ter a alegria de dizer ao prefeito Edson Piriquito que ele está sendo discriminado, pelo fato do município não receber investimentos por parte do Governo no setor da segurança, porém isso não seria verdade, uma vez que trata-se de um problema que ocorre em todo o estado”. O secretário da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí (SDR), Claudir Maciel, apoiou a postura do prefeito, enfatizando ainda que “o governo do estado realmente precisa dar uma postura oficial e uma solução sobre os problemas existentes na segurança”. Diversas autoridades políticas, das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, dos Consegs e entidades de classes também participaram da audiência.

Moção de Congratulação

Durante o evento também houve a entrega de certificados referentes aos 10 anos de atividades do Consegs no município. Valdir de Andrade, presidente do Conseg Centro, juntamente com outros representantes da instituição, foram homenageados com a moção de congratulação. O reconhecimento foi uma iniciativa do Legislativo Municipal.


Prefeitura de Balneário Camboriú
Gabiente do Prefeito
Assessoria de Comunicação
Texto: Alessandra Damaceno
Fotos: Celso Peixoto
Telefone: (47) 3267-7022
www.balneariocamboriu.sc.gov.br

  Baixar arquivo anexo desta matéria


Indique para um amigo Versão para impressão Visite a sala de imprensa



Copyright © Prefeitura de Balneário Camboriú 2014 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento GrupoW