Prefeitos de Balneário Camboriú e Itajaí se unem para buscar solução à questão do lixo na região
19.11.2012 às 20:18h

Os prefeitos de Balneário Camboriú e Itajaí, Edson Renato Dias, Piriquito, e Jandir Bellini, definiram que vão unir esforços e encontrar uma solução definitiva para a destinação do lixo urbano produzido nos dois municípios. O objetivo é implantar alternativas que eliminem o aterro sanitário, mas que também atendam a legislação sem gerar passivos ambientais futuros, conforme proposta apresentada por Piriquito. A definição da atuação conjunta ocorreu na tarde desta segunda-feira (19), durante reunião entre os dois prefeitos (foto) na Prefeitura de Itajaí. 

A reunião foi necessária porque existe um entendimento do Ministério Público e da Câmara de Vereadores de Itajaí no sentido de que a cidade deveria ser ressarcida pelo fato de abrigar o aterro sanitário, onde o lixo de Balneário Camboriú é depositado. Segundo o prefeito Edson Piriquito, a questão é antiga e complexa, pois existe um contrato entre Balneário Camboriú e a empresa vencedora da licitação, contratada na década de 1990 e com validade até 2018, onde a empresa, para concorrer a licitação, deveria ter um aterro sanitário de sua responsabilidade, habilitado por órgão ambiental. 

Edson Piriquito foi chamado ao encontro para resolver a situação criada no passado e vigente no presente, mas foi além. “Propus e o prefeito Jandir Bellini aceitou a ideia de buscarmos uma solução para o futuro, que não gere mais passivos ambientais e solucione, ainda, a questão social dos catadores de material reciclável. Hoje existe um avanço tecnológico e, com certeza, deveremos identificar um modelo eficiente que elimine qualquer tipo de contaminação ao meio ambiente. Pode ser através de uma usina, enfim, vamos encontrar uma solução para que daqui a alguns anos esse debate não precise voltar à mesa novamente”, explicou o prefeito de Balneário Camboriú.  

“Vou levar os relatórios elaborados pela equipe da Prefeitura de Itajaí para análise técnica e jurídica em nosso município e tomar as medidas cabíveis. Se nossa equipe entender que a responsabilidade é de Balneário Camboriú, vamos procurar um acerto com Itajaí, mas inicialmente precisamos realizar os estudos necessários para ver diante da legalidade de quem é a verdadeira responsabilidade. Importante também foi o passo decisivo que tomamos em unir os dois municípios na busca da solução e no destino a ser dado aos resíduos domésticos”, acrescentou Piriquito, salientando a determinação que o diretor da Emasa, André Ritzmann, seja o responsável pela busca de soluções por parte do município de Balneário Camboriú. 

Edson Piriquito e Jandir Bellini decidiram, ainda, formar uma comissão com técnicos das duas cidades para encontrar as soluções necessárias. O grupo se reunirá pela primeira vez no dia 28 de janeiro de 2013. O prefeito Jandir Bellini afirmou que a reunião desta segunda-feira coloca Itajaí e Balneário Camboriú na vanguarda da sustentabilidade. “Daqui a 30 anos, quando formos modelo na gestão do lixo, teremos na memória a importância da decisão desta tarde no desenvolvimento sustentável de nossas cidades”, conclui o prefeito itajaiense.



Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Imprensa
Fotos: Nelson Robledo
Fone: (47) 3267-7139
www.balneariocamboriu.sc.gov.br
  Baixar arquivo anexo desta matéria


Indique para um amigo Versão para impressão Voltar para notícias



Copyright © Prefeitura de Balneário Camboriú 2014 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento GrupoW